EQM

Gestão da Qualidade Empresarial

Modernize o sistema de gestão e aumente a satisfação dos clientes

A Solução – SoftExpert EQM

SoftExpert EQM é um software para gestão da qualidade completo. Com ele, as empresas podem obter e manter a certificação ISO 9001 por meio de processos de qualidade automatizados e altamente interativos, adaptados às práticas de negócio, produtos e operações específicas de cada organização.

Como uma plataforma de soluções modular e escalável, o SoftExpert EQM integra todas as principais iniciativas de qualidade, incluindo mapeamento de processosinformação documentada (procedimento operacional padrão – POP, instruções de trabalho e registros), relatórios de não conformidade (RNC), ações corretivas e preventivas (CAPA) e indicadores da qualidade (KPIs). A solução também realiza a gestão de fornecedores, inspeção de qualidade, gerenciamento de mudanças, reclamações de clientes, auditorias de qualidade, controle de treinamentos e desenvolvimento de competências, riscos de qualidade e controles, além do controle estatístico de processos, aumentando a agilidade e robustez do SGQ.

Principais benefícios da solução

  • Maior segurança nas operações que envolvem a gestão de qualidade, através de portais 100% Web.

  • Aperfeiçoamento das habilidades de colaboração, através de processos automatizados e do acesso as informações em tempo real.

  • Maior eficiência na identificação e mapeamento de processos, implementação e monitoramento de políticas.

  • Eliminação de atrasos e ineficiências que geralmente ocorrem em atividades manuais.

  • Agilidade e eficácia no planejamento e execução das atividades necessárias à manutenção do SGQ.

  • Redução de custos com impressão de documentos.

  • Facilidade na implementação de ações corretivas, aumentando a produtividade em todo o SGQ.

  • Simplicidade na identificação de não conformidades e monitoramento das melhorias.

  • Otimização dos recursos financeiros investidos nos programas de gestão.

  • Melhoria no relacionamento com acionistas, clientes, comunidade, fornecedores e colaboradores.

Retorno sobre o Investimento (ROI)

As vantagens competitivas sustentáveis das organizações da sociedade industrial, no período de 1850 até perto de 1975, estavam relacionadas apenas aos benefícios das economias de escala e de escopo, a rápida alocação de tecnologia, aos ativos fixos e a excelência da gestão eficaz dos ativos e passivos financeiros, numa economia dominada por ativos tangíveis, na qual se utilizava apenas indicadores financeiros para realizar a gestão de desempenho, o que não acontece atualmente uma vez que as organizações têm transferido seus ativos tangíveis para ativos intangíveis.

Para Kaplan e Norton (1997), as medidas financeiras foram criadas para comparar períodos anteriores, com base em padrões internos de desempenho, e embora apresentem essas informações de forma bastante coerente, esta visão financeira não é mais capaz de prever o futuro e ainda impossibilita a percepção dos primeiros sinais de problemas de relacionamento, qualidade e novas oportunidades, já que a rapidez com que a tecnologia da informação está evoluindo faz com que grandes mudanças ocorram, exigindo uma quantidade maior de informações e novas capacidades para controlar os processos organizacionais, a fim de assegurar a vantagem competitiva na tomada de decisões de ordem operacional e estratégica em tempo hábil

Especialistas alertam para o fato de que somente a utilização de medidas financeiras tradicionais, no cenário atual, não é mais adequada, já que a probabilidade de insucesso é muito alta. Assim, é necessário o desenvolvimento de novas formas e ferramentas que deem suporte à medição do desempenho global, equilibrando não somente os ativos tangíveis, mas também os intangíveis que auxiliarão nas tomadas de decisões de curto e longo prazo.

Materiais em destaque

Como a TAB pode auxiliar no atendimento à RN n° 443/19